pt

.







O comboio que passa pelo Cavaco sem parar

O Corredor do Lobito foi recuperado para levar minério do Congo até ao mar. À volta da linha há terra fértil e agricultores com fruta para vender. Mas um comboio de minério não leva bananas. O que falta para que o corredor sirva também quem produz ao longo dele?

ANÁLISE ANGOLAEXPERT



O problema de fundo

O Caminho-de-Ferro de Benguela tem mais de cem anos. Liga o porto do Lobito ao leste de Angola e, daí, às minas de cobre e cobalto do Congo. Em 2023, o Governo entregou a exploração da linha a um consórcio privado, a Lobito Atlantic Railway, por 30 anos [1]. O objectivo principal é claro: tirar o minério do Congo e da Zâmbia pelo Atlântico, mais depressa e mais barato do que pelas estradas e portos do Índico.

Os promotores do corredor dizem que ele vai trazer desenvolvimento a toda a região, incluindo à agricultura [1]. E há razões para acreditar nisso. A linha começa junto a uma das zonas agrícolas mais férteis do litoral angolano, o vale do rio Cavaco, em Benguela, famoso há gerações pelas suas bananas. E sobe depois até ao planalto do Huambo e do Bié, onde se produzem milho, feijão e outros cereais.

Mas há uma diferença entre uma linha que passa por uma região e uma linha que serve essa região. O risco é que o Cavaco e o planalto vejam os comboios passar, carregados de minério, sem que nada do que produzem entre neles.

Porque é que uma banana não é minério

O minério é fácil de transportar. Não estraga, não precisa de frio e pode esperar dias num armazém ou num vagão. Os comboios de minério são longos, pesados e repetitivos: carregam no mesmo sítio, descarregam no mesmo sítio.

A fruta fresca é o contrário. A banana tem de ser colhida no ponto certo, lavada, embalada e arrefecida pouco depois da colheita. Depois tem de viajar sempre fria até ao destino, sem interrupções. Se o frio falhar, se o navio atrasar, se a embalagem rasgar, a carga chega estragada e perde-se o trabalho de meses.

É exactamente isso que relatam os exportadores angolanos de banana. Um deles explicou que Angola tem poucas ligações marítimas directas a muitos destinos, que a fruta por vezes chega demasiado verde ou ácida, e que as embalagens nem sempre aguentam a viagem [2]. Na Europa, cada carga é ainda analisada para detectar resíduos de químicos, e o que não cumprir as regras é destruído [2].

Não é um problema novo. Em 2016, Angola voltou a exportar bananas para a Europa a partir do Lobito, pela primeira vez desde a independência [3]. Houve outros carregamentos desde então. Mas as exportações continuam pequenas e irregulares, porque a cadeia que as torna possíveis continua incompleta.


O que falta no caminho

Para que a fruta do Cavaco chegue a um supermercado europeu, é preciso uma cadeia de vários elos. Basta faltar um para que tudo falhe.

Junto às plantações. São precisas casas de embalagem e câmaras frigoríficas perto dos campos. Sem elas, a fruta começa a estragar-se antes de sair da fazenda.

Nos certificados. Os compradores europeus exigem que os produtores sigam regras rigorosas sobre o uso de químicos, a água e as condições de trabalho, e que isso seja comprovado por certificados. Para um pequeno produtor, obter e manter esses certificados é caro e difícil.

No transporte. A fruta precisa de contentores refrigerados, de um porto que os despache depressa e de um navio que parta a tempo. Um corredor pensado para minério não está organizado para cargas pequenas, urgentes e frágeis.

No clima. As cheias de Abril de 2026 no rio Cavaco mostraram como um único evento pode cortar estradas e serviços durante dias [4]. Para uma carga de fruta, alguns dias podem significar perder tudo.


O que já está a mudar

Há sinais de que o problema começa a ser levado a sério. Na mesma linha, a empresa pública Caminho-de-Ferro de Benguela continua a fazer o transporte de passageiros e de cargas pequenas. Desde Setembro de 2025, tem um comboio pensado para os pequenos agricultores levarem a sua produção entre o Huambo e o Lobito [5]. É uma solução simples, mas importante: o pequeno produtor não tem um comboio inteiro de mercadoria.

O plano director do corredor, apresentado em 2026, identificou cerca de cem oportunidades de investimento, das quais mais de vinte na agricultura, incluindo centros de frio e de processamento de fruta e cereais [6]. Foi também criada uma empresa pública para coordenar o desenvolvimento económico ao longo da linha [6]. E o Japão está a financiar sistemas de rega e armazéns para centenas de pequenos agricultores em Benguela e no Huambo [7].

São passos na direcção certa. Mas um plano com cem oportunidades ainda não é uma câmara frigorífica a funcionar no Cavaco.


Os comboios que voltam vazios

Há um segundo problema, menos visível, que também é uma oportunidade. Os comboios que descem do Congo cheios de minério têm de voltar a subir. Se voltarem vazios, a viagem de regresso é um custo sem receita.

Aqui, os cereais do planalto têm vantagem sobre a fruta. O milho, o feijão ou a farinha não precisam de frio, aguentam esperas e são procurados nas zonas mineiras do Congo, que importam grande parte da sua comida. A maior empresa agro-industrial de Angola, a Carrinho, tem fábricas perto de Benguela e já compra produção no Huambo e no Bié, ao longo da linha [8]. Encher os comboios de regresso com comida angolana seria uma forma rápida de o corredor começar a servir a agricultura.


Quem ganha e quem perde

Ligar a agricultura ao corredor teria ganhadores claros: os produtores do Cavaco e do planalto, que teriam novos compradores, e as empresas de embalagem, frio e logística que surgissem à volta. Teria também quem perca. Os camionistas que hoje levam a produção por estrada para Luanda ou para os mercados locais perderiam parte do negócio. E as empresas mineiras, que querem os seus comboios sempre à hora certa, podem não ver com bons olhos comboios de fruta que exigem horários rígidos e prioridade.

Três caminhos possíveis

Uma cadeia de exportação de fruta fresca a partir do Cavaco. Casas de embalagem, câmaras frigoríficas, certificados e uma ligação refrigerada até ao porto e ao navio. É o caminho que traz mais valor ao vale, mas é também o mais caro, o mais lento e o mais arriscado. Uma falha no frio ou um navio atrasado pode deitar fora uma colheita inteira.

Encher os comboios de regresso com cereais do planalto. Milho, feijão e farinha para as zonas mineiras do Congo. É mais simples e mais rápido, porque estes produtos não precisam de frio e já existem empresas e redes para os comprar. Não resolve o problema da fruta, mas mostra que o corredor pode servir a agricultura.

Frio para o mercado nacional. Contentores refrigerados para levar fruta e legumes do Cavaco para Luanda e outras cidades angolanas. É mais fácil do que exportar, porque não exige certificados europeus, e reduziria muito a fruta que hoje se perde. O problema é que os preços pagos no mercado nacional são baixos, o que torna difícil pagar o investimento em frio.

Esta análise defende que o primeiro caminho deve ser o objectivo de longo prazo, porque é o único que transforma o Cavaco num verdadeiro pólo de exportação. Mas o segundo é o mais realista a curto prazo, e deve avançar já. O terceiro não deve ser abandonado: ainda que não pague o investimento sozinho, cada câmara frigorífica construída para o mercado nacional é um elo que mais tarde servirá também a exportação.

O que isto significa

O Corredor do Lobito pode ser apenas um tubo por onde passa o minério do Congo, ou pode ser uma linha que dá vida às regiões que atravessa. A diferença não está nos carris. Está no que existe à volta deles: casas de embalagem, câmaras frigoríficas, certificados, comboios pensados para cargas pequenas e navios que partem a tempo.

Há duas perguntas simples para acompanhar nos próximos anos. Os comboios que voltam ao Congo trazem comida angolana ou voltam vazios? E as bananas do Cavaco chegam à Europa pelo Lobito com regularidade, ou continuam a ser notícia sempre que parte um contentor? Enquanto a resposta for a segunda, o comboio continuará a passar pelo Cavaco sem parar.

.








Fontes

  1. VerAngola, "Angola pede a consórcio do corredor do Lobito que surpreenda em tempo e resultados", Julho de 2023.
  2. Expansão, entrevista "Não exportamos mais porque não produzimos mais".
  3. VerAngola, "Banana de Angola volta a ser exportada para Portugal mais de 40 anos depois", Maio de 2016.
  4. VerAngola, "Empresa garante que chuvas intensas não afectaram abastecimento de água em Benguela", Abril de 2026.
  5. VerAngola, "Caminho-de-Ferro de Benguela vai transportar pequenas cargas para o Lobito a partir de Setembro", Julho de 2025.
  6. VerAngola, "Corredor do Lobito tem cerca de 100 oportunidades de investimento identificadas", Maio de 2026.
  7. VerAngola, "Japão financia infra-estruturas que vão apoiar mais de 600 agricultores ao longo do Corredor do Lobito", Agosto de 2025.
  8. CrossBoundary, "Inside the Lobito Corridor: A firsthand look at Africa's new trade route", 2025.

Última verificação: 6 de Outubro de 2026. O texto reflecte a informação disponível nesta data.