
.
O comboio que passa pelo Cavaco sem parar
O Corredor do Lobito foi recuperado para levar minério do Congo até ao mar. À volta da linha há terra fértil e agricultores com fruta para vender. Mas um comboio de minério não leva bananas. O que falta para que o corredor sirva também quem produz ao longo dele?
ANÁLISE ANGOLAEXPERT
O problema de fundo
O Caminho-de-Ferro de Benguela tem mais de cem anos. Liga o porto do Lobito ao leste de Angola e, daí, às minas de cobre e cobalto do Congo. Em 2023, o Governo entregou a exploração da linha a um consórcio privado, a Lobito Atlantic Railway, por 30 anos [1]. O objectivo principal é claro: tirar o minério do Congo e da Zâmbia pelo Atlântico, mais depressa e mais barato do que pelas estradas e portos do Índico.
Os promotores do corredor dizem que ele vai trazer desenvolvimento a toda a região, incluindo à agricultura [1]. E há razões para acreditar nisso. A linha começa junto a uma das zonas agrícolas mais férteis do litoral angolano, o vale do rio Cavaco, em Benguela, famoso há gerações pelas suas bananas. E sobe depois até ao planalto do Huambo e do Bié, onde se produzem milho, feijão e outros cereais.
Mas há uma diferença entre uma linha que passa por uma região e uma linha que serve essa região. O risco é que o Cavaco e o planalto vejam os comboios passar, carregados de minério, sem que nada do que produzem entre neles.
Porque é que uma banana não é minério
O minério é fácil de transportar. Não estraga, não precisa de frio e pode esperar dias num armazém ou num vagão. Os comboios de minério são longos, pesados e repetitivos: carregam no mesmo sítio, descarregam no mesmo sítio.
A fruta fresca é o contrário. A banana tem de ser colhida no ponto certo, lavada, embalada e arrefecida pouco depois da colheita. Depois tem de viajar sempre fria até ao destino, sem interrupções. Se o frio falhar, se o navio atrasar, se a embalagem rasgar, a carga chega estragada e perde-se o trabalho de meses.
É exactamente isso que relatam os exportadores angolanos de banana. Um deles explicou que Angola tem poucas ligações marítimas directas a muitos destinos, que a fruta por vezes chega demasiado verde ou ácida, e que as embalagens nem sempre aguentam a viagem [2]. Na Europa, cada carga é ainda analisada para detectar resíduos de químicos, e o que não cumprir as regras é destruído [2].
Não é um problema novo. Em 2016, Angola voltou a exportar bananas para a Europa a partir do Lobito, pela primeira vez desde a independência [3]. Houve outros carregamentos desde então. Mas as exportações continuam pequenas e irregulares, porque a cadeia que as torna possíveis continua incompleta.
O que falta no caminho
Para que a fruta do Cavaco chegue a um supermercado europeu, é preciso uma cadeia de vários elos. Basta faltar um para que tudo falhe.
Junto às plantações. São precisas casas de embalagem e câmaras frigoríficas perto dos campos. Sem elas, a fruta começa a estragar-se antes de sair da fazenda.
Nos certificados. Os compradores europeus exigem que os produtores sigam regras rigorosas sobre o uso de químicos, a água e as condições de trabalho, e que isso seja comprovado por certificados. Para um pequeno produtor, obter e manter esses certificados é caro e difícil.
No transporte. A fruta precisa de contentores refrigerados, de um porto que os despache depressa e de um navio que parta a tempo. Um corredor pensado para minério não está organizado para cargas pequenas, urgentes e frágeis.
No clima. As cheias de Abril de 2026 no rio Cavaco mostraram como um único evento pode cortar estradas e serviços durante dias [4]. Para uma carga de fruta, alguns dias podem significar perder tudo.
O que já está a mudar
Há sinais de que o problema começa a ser levado a sério. Na mesma linha, a empresa pública Caminho-de-Ferro de Benguela continua a fazer o transporte de passageiros e de cargas pequenas. Desde Setembro de 2025, tem um comboio pensado para os pequenos agricultores levarem a sua produção entre o Huambo e o Lobito [5]. É uma solução simples, mas importante: o pequeno produtor não tem um comboio inteiro de mercadoria.
O plano director do corredor, apresentado em 2026, identificou cerca de cem oportunidades de investimento, das quais mais de vinte na agricultura, incluindo centros de frio e de processamento de fruta e cereais [6]. Foi também criada uma empresa pública para coordenar o desenvolvimento económico ao longo da linha [6]. E o Japão está a financiar sistemas de rega e armazéns para centenas de pequenos agricultores em Benguela e no Huambo [7].
São passos na direcção certa. Mas um plano com cem oportunidades ainda não é uma câmara frigorífica a funcionar no Cavaco.
Os comboios que voltam vazios
Há um segundo problema, menos visível, que também é uma oportunidade. Os comboios que descem do Congo cheios de minério têm de voltar a subir. Se voltarem vazios, a viagem de regresso é um custo sem receita.
Aqui, os cereais do planalto têm vantagem sobre a fruta. O milho, o feijão ou a farinha não precisam de frio, aguentam esperas e são procurados nas zonas mineiras do Congo, que importam grande parte da sua comida. A maior empresa agro-industrial de Angola, a Carrinho, tem fábricas perto de Benguela e já compra produção no Huambo e no Bié, ao longo da linha [8]. Encher os comboios de regresso com comida angolana seria uma forma rápida de o corredor começar a servir a agricultura.
Quem ganha e quem perde
Ligar a agricultura ao corredor teria ganhadores claros: os produtores do Cavaco e do planalto, que teriam novos compradores, e as empresas de embalagem, frio e logística que surgissem à volta. Teria também quem perca. Os camionistas que hoje levam a produção por estrada para Luanda ou para os mercados locais perderiam parte do negócio. E as empresas mineiras, que querem os seus comboios sempre à hora certa, podem não ver com bons olhos comboios de fruta que exigem horários rígidos e prioridade.
Três caminhos possíveis
Uma cadeia de exportação de fruta fresca a partir do Cavaco. Casas de embalagem, câmaras frigoríficas, certificados e uma ligação refrigerada até ao porto e ao navio. É o caminho que traz mais valor ao vale, mas é também o mais caro, o mais lento e o mais arriscado. Uma falha no frio ou um navio atrasado pode deitar fora uma colheita inteira.
Encher os comboios de regresso com cereais do planalto. Milho, feijão e farinha para as zonas mineiras do Congo. É mais simples e mais rápido, porque estes produtos não precisam de frio e já existem empresas e redes para os comprar. Não resolve o problema da fruta, mas mostra que o corredor pode servir a agricultura.
Frio para o mercado nacional. Contentores refrigerados para levar fruta e legumes do Cavaco para Luanda e outras cidades angolanas. É mais fácil do que exportar, porque não exige certificados europeus, e reduziria muito a fruta que hoje se perde. O problema é que os preços pagos no mercado nacional são baixos, o que torna difícil pagar o investimento em frio.
Esta análise defende que o primeiro caminho deve ser o objectivo de longo prazo, porque é o único que transforma o Cavaco num verdadeiro pólo de exportação. Mas o segundo é o mais realista a curto prazo, e deve avançar já. O terceiro não deve ser abandonado: ainda que não pague o investimento sozinho, cada câmara frigorífica construída para o mercado nacional é um elo que mais tarde servirá também a exportação.
O que isto significa
O Corredor do Lobito pode ser apenas um tubo por onde passa o minério do Congo, ou pode ser uma linha que dá vida às regiões que atravessa. A diferença não está nos carris. Está no que existe à volta deles: casas de embalagem, câmaras frigoríficas, certificados, comboios pensados para cargas pequenas e navios que partem a tempo.
Há duas perguntas simples para acompanhar nos próximos anos. Os comboios que voltam ao Congo trazem comida angolana ou voltam vazios? E as bananas do Cavaco chegam à Europa pelo Lobito com regularidade, ou continuam a ser notícia sempre que parte um contentor? Enquanto a resposta for a segunda, o comboio continuará a passar pelo Cavaco sem parar.

.
Fontes
- VerAngola, "Angola pede a consórcio do corredor do Lobito que surpreenda em tempo e resultados", Julho de 2023.
- Expansão, entrevista "Não exportamos mais porque não produzimos mais".
- VerAngola, "Banana de Angola volta a ser exportada para Portugal mais de 40 anos depois", Maio de 2016.
- VerAngola, "Empresa garante que chuvas intensas não afectaram abastecimento de água em Benguela", Abril de 2026.
- VerAngola, "Caminho-de-Ferro de Benguela vai transportar pequenas cargas para o Lobito a partir de Setembro", Julho de 2025.
- VerAngola, "Corredor do Lobito tem cerca de 100 oportunidades de investimento identificadas", Maio de 2026.
- VerAngola, "Japão financia infra-estruturas que vão apoiar mais de 600 agricultores ao longo do Corredor do Lobito", Agosto de 2025.
- CrossBoundary, "Inside the Lobito Corridor: A firsthand look at Africa's new trade route", 2025.
Última verificação: 6 de Outubro de 2026. O texto reflecte a informação disponível nesta data.