pt

.







Gado no sul, carne importada em Luanda: o que falta no meio

Angola tem mais de três milhões de bovinos, mas cobre menos de um quarto do consumo de carne de vaca. O problema não está nos pastos. Está entre o curral e o prato.

ANÁLISE ANGOLAEXPERT


O problema de fundo

O gado está no sul, o consumo em Luanda

O gado bovino angolano está concentrado no sul. Segundo o Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUÁRIA), o país tinha 3 242 684 bovinos em 2021. Desses, 1 202 718 estavam na Huíla e 784 667 no Cunene, ou seja, mais de 60% do efectivo nacional em duas províncias [1]. O maior mercado consumidor, Luanda, fica a mais de 900 quilómetros por estrada.

O resultado aparece nos números do próprio Governo. Em 2021, Angola produziu 62 084 toneladas de carne bovina, o que o plano estima em 23% do consumo nacional [1]. A meta oficial para 2027 é chegar a 34% [1]. Ou seja, mesmo no cenário do Governo, a maior parte da carne de vaca consumida no país continuará a ser importada nos próximos anos.

Há outro dado de contexto: as contagens do efectivo não coincidem. O PLANAPECUÁRIA indica 3,24 milhões de cabeças em 2021 [1]. O grupo de estudos económicos do Maka Angola falava em 3,5 milhões em 2024 [4]. Em 2020, um dirigente dos criadores do sul citava 3,86 milhões só para a região sul [5]. Não há um recenseamento recente que resolva a diferença.


As estatísticas oficiais não batem certo

O PLANAPECUÁRIA é a melhor fonte disponível, mas os seus números exigem cautela. Para 2021, o plano indica uma produção nacional de 62 084 toneladas, importações de 46 566 toneladas e um consumo de 272 830 toneladas [1]. Produção mais importações somam cerca de 109 000 toneladas, menos de metade do consumo indicado. O documento não explica a diferença. Pode incluir carne de outras espécies, abate informal não registado ou uma metodologia diferente, mas nada disso está escrito.

A série de importações levanta a mesma dúvida. Segundo o plano, as importações de carne bovina caíram de 192 088 toneladas em 2017 para 46 566 em 2021 [1]. Dados mais recentes, compilados pelo PRODESI e citados pelo Expansão, indicam 12 420 toneladas importadas nos primeiros sete meses de 2023, no valor de 32,4 milhões de USD, um aumento de cerca de 21% face ao mesmo período de 2022 [2].

Para quem avalia investimento no sector, a conclusão prática é que não existe uma base estatística fiável para medir o mercado de carne bovina em Angola. Qualquer plano de negócio tem de partir de inquéritos próprios ao mercado e não apenas das séries oficiais.


Entre o pasto e o prato faltam abate, veterinária e frio

O próprio plano do Governo identifica os pontos fracos do sector, e quase todos estão entre a criação do animal e a venda da carne [1]:

  • serviços veterinários e de extensão com pouca cobertura e poucos técnicos;
  • capacidade fraca de diagnóstico e biossegurança;
  • rastreabilidade deficiente, ou seja, dificuldade em saber de onde vem cada animal;
  • cadeia de frio e infra-estruturas logísticas insuficientes;
  • mercados informais sem condições de higiene;
  • legislação de saúde animal desactualizada;
  • secas cíclicas e risco de entrada de doenças transfronteiriças.

Cada um destes pontos aumenta o custo de levar carne do sul para Luanda. Um animal só pode ser abatido num matadouro certificado se tiver controlo sanitário. A carne só viaja mais de 900 quilómetros se houver transporte refrigerado. E o comprador em Luanda só paga um preço formal se puder confiar na origem. Quando falta um destes elos, o caminho mais curto é vender o animal vivo localmente ou abatê-lo fora do circuito formal.



Poucos matadouros, e pequenos

Matadouros. O PLANAPECUÁRIA lista 23 matadouros em funcionamento, mas muitos são de aves e a capacidade para bovinos varia entre 10 e 250 animais por dia [1]. O matadouro público de Camabatela, no Cuanza Norte, inaugurado em 2017, foi anunciado com capacidade para 200 bovinos e 300 caprinos por dia [6]. Não foi encontrada informação pública recente sobre o seu nível de utilização. Entre 2020 e 2023, o Estado investiu cerca de 73 milhões de USD no planalto de Camabatela em postos de controlo veterinário, currais comunitários e estradas, sem que a informação divulgada inclua um novo matadouro [7].

Sanidade animal. O risco veterinário é concreto. Num programa de repovoamento com gado importado do Chade, foram testadas 228 amostras, das quais 57 deram positivo para peripneumonia contagiosa bovina, uma doença respiratória grave do gado, segundo o director do Instituto dos Serviços de Veterinária citado em 2020 [5]. Doenças deste tipo limitam a circulação de animais entre regiões e a confiança dos compradores.

Frio. Como mostrámos em Quem é dono do frio em Angola, a capacidade frigorífica do país está sobretudo nas mãos dos importadores, em Luanda e no Lobito [10]. Ou seja, o frio existe onde chega a carne importada, e não onde está o gado.


Uma fábrica em Luanda depende de carne importada ou de uma cadeia própria 

É aqui que o tema deixa de ser agrícola e passa a ser uma questão de investimento. Em Maio de 2024, a Inalca Angola e o Grupo Carrinho anunciaram uma fábrica de carne enlatada no Cazenga, em Luanda, com capacidade prevista de 10 000 toneladas por ano, começando com carne bovina e suína [8][9]. Não foi encontrada informação pública sobre o início da produção.

A ordem de grandeza conta. Mesmo descontando a carne de porco e os outros ingredientes de uma conserva, uma fábrica deste tamanho precisaria de uma parte importante da carne bovina que chega ao abate formal num país que produziu cerca de 62 000 toneladas em 2021 [1]. Uma fábrica em Luanda tem, por isso, duas opções. Pode construir a sua própria cadeia de abastecimento no sul, com criadores, controlo veterinário, abate e transporte refrigerado. Ou pode transformar carne importada.

A segunda opção é mais simples, mas transfere o risco cambial e de política comercial para dentro da fábrica. O Governo já mostrou disposição para restringir importações de proteína animal: em Fevereiro de 2025, os serviços veterinários anunciaram o fim das licenças para miudezas bovinas, suínas e de aves, uma medida que levantou dúvidas sobre a compatibilidade com as regras da Organização Mundial do Comércio [3].


Doenças travam a circulação do gado

A tese desta análise é que a dependência de carne bovina importada em Angola não resulta de falta de gado, mas da falta de um elo intermédio: abate certificado perto dos rebanhos, controlo veterinário que permita a circulação e transporte refrigerado para as cidades. Enquanto esse elo não existir, a carne congelada importada continuará a ser a forma mais barata e previsível de abastecer Luanda, mesmo com o país a ter mais de três milhões de bovinos.

Para o investidor, o risco principal de qualquer projecto de transformação de carne é a matéria-prima, e não a fábrica. Os indicadores a acompanhar são três:

  • se a fábrica Inalca–Carrinho entra em produção e com que origem de carne;
  • se surgem matadouros certificados com frio na Huíla ou no Cunene, perto do gado;
  • se o Governo publica um novo recenseamento pecuário que permita medir o mercado com números consistentes.

Até lá, qualquer avaliação do sector parte de dados que não fecham entre si, e esse é, em si, um factor de risco.

Fontes

  1. Governo de Angola / Ministério da Agricultura e Florestas, "Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUÁRIA) 2023–2027", apresentação (via Diálogos UE–Angola).
  2. Expansão, "Importações de carne de frango, porco e vaca continuam a aumentar", 2023 (dados PRODESI).
  3. Expansão, "Proibição de importações de proteína animal coloca Angola na mira da OMC", Fevereiro de 2025.
  4. Maka Angola, "Os desafios do sector agro-pecuário em Angola", 26 de Abril de 2024.
  5. Economia & Mercado, "Gado bovino. A excessiva dependência da importação de carne", 3 de Novembro de 2020.
  6. Observador / Lusa, "Novo matadouro angolano permite abate de 500 animais por dia e corte nas importações", 10 de Agosto de 2017.
  7. Mercado, "Governo investe 73 milhões USD no Planalto de Camabatela para reforço da pecuária", 2023.
  8. Angop, "New canned meat processing factory to open soon in Luanda", Maio de 2024.
  9. Food Business Africa, "Grupo Carrinho and Inalca Angola invest in US$16M new canned meat manufacturing unit", Maio de 2024.
  10. World Food Logistics Organization (WFLO/GCCA), "Cold Chain in Angola – Emerging Markets Program Assessment", Junho de 2016; ver também Quem é dono do frio em Angola, Análise AngolaExpert, 2026.

Última verificação: 2 de Outubro de 2026. Onde as fontes divergem, isso é indicado no texto e não resolvido artificialmente. A análise reflecte a informação disponível nesta data.

.