pt

.







Sem obrigação, porquê ainda um sócio angolano?

Durante quase quatro décadas, a lei disse ao investidor estrangeiro com quem se devia associar. Desde 2018 já não diz, excepto no petróleo. Muitos continuam a associar-se. A história explica porquê.

ANÁLISE ANGOLAEXPERT


Quarenta anos de regras sobre o sócio local

A pergunta "preciso de um sócio angolano?" teve respostas diferentes em cada fase da economia angolana. Para perceber porque é que tantos projectos estrangeiros continuam a ter um parceiro local, é preciso ver de onde vem essa prática. A sequência de leis mostra um movimento claro: da obrigação total para a liberdade quase total, com um recuo pelo meio.


1979: o Estado escolhe o sócio

A primeira lei de investimento estrangeiro depois da independência, a Lei n.º 10/79, reflectia a economia planificada da época. O investimento estrangeiro só era aceite em projectos previstos no Plano Nacional. Sectores como defesa, finanças, comércio externo, telecomunicações e comunicação social estavam fechados. A participação angolana tinha de ser de pelo menos 51%, e o estrangeiro ficava limitado a 49%. A transferência de lucros para o exterior estava limitada a 25% do capital investido por ano [1].

Nesta fase, o "sócio angolano" era, na prática, quase sempre o Estado ou uma empresa pública.

1988–1994: a abertura

A Lei n.º 13/88 criou o Gabinete do Investimento Estrangeiro e introduziu as primeiras garantias para o investidor [1]. A mudança decisiva veio com a Lei n.º 15/94, já em transição para a economia de mercado: passou a ser possível uma empresa privada ter 100% de capital estrangeiro [1]. Pela primeira vez, ter um sócio angolano deixou de ser uma obrigação geral.

2003: igualdade no papel, apoio ao empresário nacional

A Lei de Bases do Investimento Privado (Lei n.º 11/03) deu mais um passo: tratou o investidor nacional e o estrangeiro na mesma categoria e criou a Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) como balcão único [1]. Em paralelo, a Lei n.º 14/03 criou mecanismos de apoio preferencial ao empresariado angolano, com incentivos fiscais, financiamento e assistência técnica, para equilibrar a concorrência com o capital estrangeiro [1].

A lógica mudou. O Estado já não impunha o sócio, mas passou a fortalecer o empresário nacional para que ele fosse um parceiro atractivo.

2015: o recuo, 35% e lugar na gestão

Em 2015, em plena crise de divisas provocada pela queda do preço do petróleo, a Lei n.º 14/15 voltou a exigir parceiros locais. Em seis sectores (electricidade e águas, hotelaria e turismo, transportes e logística, construção, telecomunicações e tecnologias de informação, e comunicação social) o investimento estrangeiro passou a precisar de sócios angolanos com pelo menos 35% do capital e participação efectiva na gestão [2][3]. Para aceder a benefícios fiscais, o investimento estrangeiro mínimo era de 1 milhão de USD [3].

2018: a obrigação cai

Três anos depois, a Lei n.º 10/18 eliminou a exigência de sócio angolano e o investimento mínimo, e criou a nova agência de investimento, a AIPEX [2][3]. A excepção ficou para o petróleo e gás, que passaram a ter regulação própria [3]. Em 2021, a Lei n.º 10/21 alterou a lei de 2018: reintroduziu o regime contratual para negociar incentivos e permitiu ao investidor estrangeiro aceder a crédito interno antes de concluir o projecto. Não voltou a impor parceiros locais [4][5].

Onde a regra ainda existe: o petróleo

No sector petrolífero, a lógica do sócio local mantém-se, agora sob o nome de "conteúdo local". O Decreto Presidencial n.º 271/20 criou três regimes para a contratação de bens e serviços: exclusividade, reservada a empresas angolanas; preferência, para empresas angolanas ou com sócios angolanos em igualdade de condições; e concorrência, aberta a todos [6][7]. Em 2021, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) definiu 117 serviços em regime de exclusividade, numa altura em que, segundo o Expansão, cerca de 95% dos bens e serviços usados nas instalações petrolíferas vinham de multinacionais estrangeiras [6].

No petróleo, ter um sócio angolano não é obrigatório para existir, mas é decisivo para poder vender.

Onde estamos hoje

Fora do petróleo, a lei já não pede sócio local. O investimento continua a chegar. Segundo a AIPEX, foram registados 383 projectos de investimento privado entre 2022 e 2025, no valor de 14,6 mil milhões de USD, 79% dos quais na indústria. As principais origens do investimento estrangeiro foram a China, os Emirados Árabes Unidos e Singapura [8].

O que os dados públicos não dizem é quantos desses projectos têm um sócio angolano e com que percentagem. A AIPEX não publica essa repartição. A pergunta deste artigo não pode, por isso, ser respondida com números. Pode ser respondida com o que se observa nos projectos anunciados.

Porque é que o sócio local continua a aparecer

Os casos públicos mostram o modelo a repetir-se. Em 2016, um decreto do Governo transferiu os activos da antiga empresa pública Frescangol, no Cazenga, para uma sociedade detida em 51% pelo grupo italiano Inalca e em 49% pela angolana Pecuang [9]. Em 2024, a Inalca Angola e o Grupo Carrinho anunciaram uma fábrica de carne enlatada no mesmo local, sem divulgar a repartição do capital [10].

A análise sugere quatro razões económicas para o modelo resistir sem obrigação legal. São inferências a partir da estrutura do mercado, não resultados de um inquérito:

Terra e activos. Muitos activos industriais (terrenos, antigas unidades públicas, concessões) passam por processos em que o Estado escolhe o destinatário. Um sócio local com historial nesses processos reduz o risco de acesso.

Distribuição. Em mercados onde a logística e o frio estão nas mãos de grupos integrados, como mostrámos em Quem é dono do frio em Angola, entrar sem um distribuidor local significa construir tudo de raiz.

Divisas e financiamento local. Desde 2021, o investidor estrangeiro pode recorrer a crédito interno [4]. Um sócio com relação bancária em Angola e receitas em kwanzas pode tornar esse acesso mais fácil e reduzir a exposição cambial do projecto.

Licenças e conteúdo local. No petróleo, a regra está escrita [6]. Noutros sectores, a preferência por empresas nacionais em concursos públicos ou programas como o PRODESI cria incentivos semelhantes, mesmo sem quota fixa.

O preço do sócio

O modelo também tem custos que o investidor deve considerar. O controlo é partilhado, e a saída fica mais difícil se a relação se degradar. A reputação do sócio passa a ser parte do risco do projecto. E, quando os termos não são publicados, como no caso Inalca–Carrinho [10], nem financiadores nem concorrentes conseguem avaliar quem suporta que risco. Essa falta de transparência deve ser incluída no prémio de risco do projecto.

O que isto significa

A tese deste artigo é que a obrigação legal de ter sócio angolano desapareceu em 2018, mas as razões económicas que a tornavam útil não desapareceram: acesso a activos, distribuição, financiamento em kwanzas e preferências nacionais em contratos. Por isso, o sócio local passou de imposição a escolha, mas continua a ser a escolha frequente.

Há três indicadores a acompanhar. O primeiro é se a AIPEX começa a publicar quantos projectos estrangeiros têm parceiros angolanos e com que percentagem. O segundo é se as regras de conteúdo local se estendem do petróleo para a mineração e a contratação pública, o que voltaria a aproximar o país do modelo de 2015. O terceiro é se as próximas revisões da lei do investimento privado mantêm a abertura de 2018 ou reintroduzem quotas sectoriais.

Fontes

  1. José Chinjamba (ANIP), "O Quadro Jurídico do Investimento Privado na República de Angola", UNCTAD, 2010.
  2. Expansão, "Estrangeiros já não precisam de ter sócios angolanos com nova Lei do Investimento Privado", 2018.
  3. Miranda & Associados, "Nova Lei do Investimento Privado – Angola" (comparação Lei n.º 14/15 / Lei n.º 10/18).
  4. PwC Angola, "Angola – Alteração da Lei do Investimento Privado" (Lei n.º 10/21), 26 de Abril de 2021.
  5. PLMJ, "Angola – Alterações à Lei do Investimento Privado", 3 de Maio de 2021.
  6. Expansão, "ANPG determina 117 serviços exclusivos a empresas angolanas", 24 de Outubro de 2021.
  7. Cazos Advogados, revista, "Conteúdo local em Angola: o que vincula o investidor", Junho de 2026 (Decreto Presidencial n.º 271/20).
  8. allAfrica / AIPEX, "L'AIPEX enregistre 383 projets évalués à 14,6 milliards de dollars", Setembro de 2026.
  9. Dinheiro Vivo, "Extinção da Frescangol deixa supermercados a privados", 2016.
  10. Angop, "New canned meat processing factory to open soon in Luanda", Maio de 2024; Food Business Africa, Maio de 2024.

Última verificação: 2 de Outubro de 2026. Onde as fontes divergem, isso é indicado no texto e não resolvido artificialmente. A análise reflecte a informação disponível nesta data.

.