
.
Quem é dono do frio em Angola
A capacidade frigorífica decide o que o país pode importar, transformar e levar ao interior. Está quase toda em mãos privadas e funciona a gasóleo. As plataformas públicas chegam agora, mas para outro tipo de carga.
ANÁLISE ANGOLAEXPERT
O problema de fundo
Grande parte da proteína animal que Angola consome chega congelada. Só em 2025, o país importou 227 855 toneladas de frango e partes de frango, num valor de 310 milhões de USD, segundo o Ministro da Indústria e Comércio [1]. A produção nacional de frango, estimada em cerca de 64 mil toneladas no mesmo ano, cobre uma fracção desse volume [1].
Cada uma dessas toneladas exige uma cadeia ininterrupta de frio: contentor refrigerado no navio, armazém frigorífico no porto ou na cidade, camião com frio até ao grossista, arca no retalhista. Basta uma falha num elo para o produto perder valor ou ter de ser destruído. Por isso, a cadeia de frio não é um pormenor logístico. Decide quem consegue importar em quantidade, quem consegue distribuir fora de Luanda e a que custo.
Há uma lacuna importante. Nenhuma fonte pública consultada indica a capacidade frigorífica total do país, nem quem detém que parte dela. A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), que supervisiona a rede nacional de plataformas logísticas, não publica um inventário dessa capacidade. A análise que se segue assenta, por isso, em casos documentados e não num número nacional, e é essa a sua principal limitação.
Um mercado de circuitos fechados
O retrato mais completo do sector continua a ser uma avaliação de 2016 da World Food Logistics Organization (WFLO), o braço técnico da associação internacional da logística de frio [7]. As conclusões descrevem um modelo integrado verticalmente: cada importador ou distribuidor relevante tinha armazéns e frota de camiões frigoríficos próprios, e os retalhistas geriam a sua própria cadeia de frio. Os avaliadores identificaram um único operador logístico independente de qualidade (um "3PL", operador que presta armazenagem e transporte a terceiros) e nenhuma empresa independente de transporte refrigerado [7].
Dez anos depois, os casos públicos sugerem que o padrão se mantém, embora com mais actores. O operador português Rangel, presente em Angola desde 2007, anuncia um terminal de temperatura controlada com capacidade para 7 000 paletes e um parque de contentores com ligação eléctrica para contentores frigoríficos [8]. O grupo italiano Inalca, accionista de 98% da Inalca Angola, descreve uma rede de 13 plataformas de distribuição com armazéns frigoríficos em cinco países africanos, Angola incluída, mas não publica a capacidade da parte angolana [14]. No pescado, a Baía Fish inaugurou em Junho de 2026 em Benguela uma unidade com capacidade de congelação de 160 toneladas por dia e cerca de 600 toneladas de armazenagem [9].
Para um investidor, a consequência é directa. Quando o frio pertence ao próprio importador, a capacidade frigorífica funciona como barreira à entrada. Um novo importador de proteína congelada não compra só a mercadoria: tem de construir ou alugar frio, e o mercado de aluguer é estreito. Esta estrutura não prova, por si, poder sobre os preços. Os dados públicos não permitem medir as margens. Mas explica porque é que a importação de congelados tende a concentrar-se em quem já tem armazéns.
O frio funciona a gasóleo
O segundo factor é a energia. A avaliação da WFLO já apontava a electricidade como o maior obstáculo à manutenção da temperatura: cortes diários, geradores em espera permanente e equipamento danificado por picos de tensão [7]. Os indícios mais recentes vão no mesmo sentido. Em Junho de 2026, o fabricante italiano Margen concluiu para uma instalação frigorífica em Angola uma central de reserva com dois geradores de 2 270 kVA cada, justificando-a com a instabilidade da rede [12].
O custo dessa garantia subiu. O preço do gasóleo passou de 300 para 400 kwanzas por litro em Julho de 2025 e para 420 kwanzas em Junho de 2026 [2]. Como mostrámos em Gasóleo ou rede, a retirada dos subsídios tornou a geração própria, em muitos casos, mais cara do que a rede eléctrica. Para um armazém frigorífico, porém, a rede não é uma alternativa: é preciso ter as duas. A rede pública é a fonte normal e o gerador é o seguro obrigatório contra a perda do produto armazenado. O frio paga assim duas vezes pela energia: a tarifa e o custo de manter capacidade de reserva a gasóleo.
Este custo duplo pesa mais longe do litoral. Fora dos grandes centros, a rede é menos fiável e o armazém passa mais horas no gerador, o que ajuda a explicar porque é que a capacidade documentada se concentra em Luanda e no Lobito [7].
O Estado entra pela agricultura, não pela importação
É neste quadro que surge a resposta pública. A Rede Nacional de Plataformas Logísticas prevê seis plataformas iniciais: Caála (Huambo), Arimba (Huíla), Lombe (Malanje), Luau (Moxico), Luvo e Soyo (Zaire) [10][15]. O modelo é a concessão: o Estado disponibiliza o terreno e parte do investimento, e um operador privado constrói, explora e devolve a infra-estrutura no fim do prazo.
A Caála é a mais avançada. A concessão foi entregue ao consórcio neerlandês Flying Swans [6][11]. Em Outubro de 2025, o fundo público neerlandês Invest International comprometeu 15 milhões de euros para uma primeira fase de 23 milhões, com mais de metade do investimento garantida pelo projecto Diversifica Mais, financiado pelo Banco Mundial [5]. As fontes não coincidem quanto ao investimento total: 55 milhões de euros segundo a RTP e o Departamento de Comércio dos EUA [5][15], "mais de 60 milhões" segundo o Novo Jornal em 2023 [11]. Também divergem quanto à capacidade: 48 000 toneladas por ano segundo o Expansão [10], entre 250 000 e 300 000 toneladas de carga diversa no primeiro ano segundo os documentos do acordo de 2024 [6][11]. É provável que as fontes estejam a medir coisas diferentes, como o frio e a plataforma inteira, mas nenhuma o esclarece.
O componente de frio é modesto: cerca de 5 000 m² e 15 câmaras frigoríficas na fase inicial, alimentados por energias renováveis, com recepção provisória em Março de 2026 [3]. A inauguração está anunciada para a semana seguinte a 30 de Setembro de 2026 [4], quando a abertura da plataforma estava prevista para 2025 [16].
O ponto decisivo é a função. O frio da Caála foi desenhado para a produção agrícola do planalto, e em primeiro lugar para o abacate de exportação, num acordo que junta a ARCCLA, a associação de produtores de abacate (AAPA), o operador Westfalia e o consórcio Flying Swans [6]. Trata de perdas pós-colheita e de exportação, não do abastecimento das cidades com proteína importada. As duas cadeias de frio, a da importação e a da produção agrícola, quase não se cruzam.
Nas pescas, a lacuna pública é mais antiga. Um estudo de 2020 para o PRODESI, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, verificou que os 15 Centros de Apoio à Pesca Artesanal previstos não estavam operacionais e que, na pesca artesanal, não havia cadeia de frio depois da captura [13]. Onde existe frio novo no sector, como na Baía Fish, o modelo é privado com crédito público, neste caso do Banco de Desenvolvimento de Angola [9].
O que isto significa
A tese desta análise é que a capacidade frigorífica de Angola está dividida em dois circuitos que não competem entre si. O primeiro é privado, fechado e movido a gasóleo de reserva, e serve a importação de proteína congelada nas cidades do litoral. O segundo é público-privado, aberto em princípio, alimentado a energias renováveis e orientado para a agricultura de exportação do interior. As novas plataformas não reduzem, por si, a barreira à entrada na importação e distribuição de congelados, porque não foram desenhadas para esse fluxo.
Para quem avalia investimento, isto aponta para uma lacuna concreta: armazenagem frigorífica de acesso aberto, com energia própria fiável, nos pontos de entrada da importação (Luanda e Lobito), alugada a terceiros por palete ou tonelada. É o segmento em que o modelo integrado deixa espaço e em que o custo energético decide a viabilidade. O risco principal é o mesmo que hoje força os importadores a ter frio próprio: sem electricidade estável ou uma solução solar com armazenamento, a tarifa de aluguer tem de cobrir um gerador permanente.
Três indicadores valem a pena acompanhar. Primeiro, se a Caála publica tarifas de armazenagem e taxas de ocupação depois da inauguração, e se aceita carga de terceiros fora do abacate. Segundo, se as concessões de Arimba e Lombe, nas zonas pecuárias e agrícolas, incluem frio para carne. Terceiro, se a ARCCLA ou o Ministério dos Transportes começam a publicar um inventário nacional de capacidade frigorífica. Enquanto esse número não existir, qualquer avaliação do sector parte de casos isolados, e o preço do risco tem de reflectir essa falta de informação.
Fontes
- Forbes África Lusófona, "Angola gasta 850 mil dólares por dia na importação de frango", 5 de Março de 2026 (declarações do Ministro da Indústria e Comércio).
- Novo Jornal, "Governo aumenta preço do gasóleo para 420 Kz", 14 de Junho de 2026.
- Expansão, "Caála testa logística de frio para impulsionar o Corredor do Lobito", 30 de Março de 2026.
- Rádio Nacional de Angola, "Cadeia de frio da Caála no Huambo será inaugurada a próxima semana", 30 de Setembro de 2026.
- RTP, "Fundo neerlandês garante 15 milhões de euros para Plataforma Logística da Caála em Angola", Outubro de 2025.
- AAPA – Associação Angolana de Produtores de Abacate, "ARCCLA avança com parceria estratégica para dinamização das exportações de abacate através da plataforma logística da Caála", 11 de Setembro de 2024.
- World Food Logistics Organization (WFLO/GCCA), "Cold Chain in Angola – Emerging Markets Program Assessment", Junho de 2016.
- Rangel Logistics Solutions, páginas "Angola" e "Food and Perishable Logistics – Angola", consultadas em Outubro de 2026.
- Rádio Nacional de Angola, "Benguela ganha nova unidade de processamento e conservação de pescado", 8 de Junho de 2026.
- Expansão, "Plataformas logísticas precisam de 246,6 milhões USD".
- Novo Jornal, "Huambo: Lançada primeira-pedra para construção da Plataforma logística da Caála – Consórcio holandês vai investir mais de 60 milhões de euros no projecto", Dezembro de 2023.
- African Review, "On-site power for Angolan cold storage facility", Junho de 2026.
- Diálogos UE–Angola / PRODESI (financiamento BAD), "Estudo da Cadeia de Valor do Sector das Pescas em Angola", 2020.
- Grupo Cremonini, "Inalca", cremonini.com, consultado em Outubro de 2026; Inalca S.p.A., lista de participações em 31 de Dezembro de 2024.
- U.S. International Trade Administration, "Angola – Infrastructure: National Logistics Platform Market Growth", 26 de Junho de 2026.
- Rádio Nacional de Angola, "Plataforma Logística da Caála inicia operações em 2025", 10 de Dezembro de 2023.Última verificação: 1 de Outubro de 2026. Onde as fontes divergem, isso é indicado no texto e não resolvido artificialmente. A análise reflecte a informação disponível nesta data.

.