
.
Fora da OPEP, com o barril acima de 100 dólares: porque é que Angola não produz mais ?
Angola ganha com o preço, mas não com o volume. Não foi a OPEP que travou a produção: são os campos em declínio e o ritmo lento do investimento.
ANÁLISE ANGOLAEXPERT
A ideia central
A saída da OPEP retirou um limite que não estava a travar Angola. O que trava a produção é o declínio dos campos petrolíferos e o ritmo do investimento. Em 2026, com o barril acima de 100 dólares, isso ficou à vista: o país ganha com o preço, mas não consegue produzir mais.
O verdadeiro limite: campos em declínio
Angola chegou a produzir perto de 2 milhões de barris de petróleo por dia em 2008 e cerca de 1,7 milhões antes da pandemia. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), o país produz hoje cerca de 700 mil barris por dia a menos do que nesse período [1]. Em Dezembro de 2025, a produção média foi de 1 027 844 barris por dia, ligeiramente acima de Dezembro de 2024 (1 024 615), mas abaixo da meta mensal de 1 080 238 [2]. A consultora Oxford Economics estima a média de 2025 em 1,07 milhões de barris por dia [3].
A razão principal é geológica. A maior parte da produção vem de campos em águas profundas descobertos entre 2001 e 2004, que estão agora em declínio natural. Segundo a ANPG, o país precisa de repor entre 140 e 150 mil barris por dia todos os anos só para se manter acima de um milhão [1]. Entre 2011 e 2017 não houve atribuição de novos blocos, o que deixou um intervalo na carteira de projectos que ainda hoje se sente [1].
A quota da OPEP não estava a travar Angola
Angola anunciou a saída da OPEP em Dezembro de 2023, em desacordo com uma quota de produção de 1,11 milhões de barris por dia [4][5]. O argumento era recuperar autonomia para produzir mais.
Os números mostram que a quota não estava a limitar o país. Em 2023, Angola produzia entre 1,09 e 1,13 milhões de barris por dia, em torno da quota. No início de 2024, já fora da organização, a produção subiu apenas cerca de 3%, para perto de 1,13 milhões [5]. Dois anos depois, o Expansão concluía que a saída não tinha trazido ganhos de produção, e o presidente da Petroangola, uma associação do sector, considerava a OPEP um bode expiatório para problemas estruturais [5].
Para comparação, outros produtores africanos aumentaram a produção no mesmo período: a Nigéria passou de cerca de 1,2 para 1,45–1,55 milhões de barris por dia entre 2023 e 2025, ainda dentro da OPEP [5]. A diferença não estava na organização, mas nos campos.
Em Abril de 2026, os Emirados Árabes Unidos anunciaram também a saída da OPEP [6]. Mas os Emirados têm capacidade de produção por usar. Angola não tem.
Ou seja, sair da OPEP deu a Angola liberdade para produzir mais, mas não a capacidade para o fazer.
2026: Angola ganha com o preço, não com o volume
O ano de 2026 pôs esta limitação em evidência. Com o conflito no Golfo Pérsico, iniciado em Fevereiro, e o bloqueio do Estreito de Ormuz, o Brent chegou a 111,41 USD por barril a 20 de Março e voltou a passar os 100 USD em Abril [7][8]. Depois da reabertura do estreito, em Junho, o preço recuou abaixo de 75 USD [9], mas voltou a subir para cerca de 102,6 USD a 1 de Outubro [10]. O Orçamento Geral do Estado de 2026 foi feito com uma referência de 61 USD por barril [8][11].
Para Angola, isto significa receitas fiscais acima do previsto. Mas é um ganho de preço, não de volume. Com a produção limitada pelo declínio dos campos, o país não consegue aumentar a oferta para aproveitar o momento. A programação financeira do Tesouro para 2026 assume 1,05 milhões de barris por dia [11]; a Oxford Economics projecta 1,14 milhões, contando com projectos que entraram em produção no segundo semestre de 2025 [3]. Mesmo o cenário mais optimista fica muito longe dos níveis de há dez anos.
É aqui que está o ponto central desta análise: num ano em que cada barril adicional valeria mais de 100 dólares, Angola não tem barris adicionais para vender.
Receitas presas ao preço do barril
As estimativas variam com a fonte e com o preço do barril. O Novo Jornal indica que o petróleo representa cerca de 90% das exportações, 35% do PIB e 60% das receitas fiscais [8]. A Oxford Economics, citada pelo Mercado, estima cerca de 20% do PIB e 50% das receitas do Estado em 2024 [3]. Pela primeira vez, o OGE de 2026 prevê que as receitas não petrolíferas suportem a maior parte do orçamento, segundo o Ministro de Estado para a Coordenação Económica [12].
O peso do petróleo nas receitas está a diminuir. Mas a exposição continua alta, porque o serviço da dívida absorve uma parte grande da despesa: 54% da despesa programada para o primeiro trimestre de 2026, segundo a programação do Tesouro [11]. Grande parte dessa dívida está ligada, directa ou indirectamente, a receitas do petróleo.
Sem 70 mil milhões de investimento, a produção cai
A ANPG estima que serão necessários mais de 70 mil milhões de USD de investimento no ciclo 2026–2030 para manter a produção [1]. Só o Bloco 17, um dos principais do país, precisa de cerca de 6 mil milhões nos próximos cinco anos [1]. Projectos como o CLOV Fase 3 e o Begónia, cada um com cerca de 30 mil barris por dia, entraram em produção a partir de meados de 2024 [1]. São importantes, mas cada um repõe apenas uma fracção do que se perde por ano.
O cenário de longo prazo é exigente. Segundo o Expansão, a estratégia Angola 2050 projecta uma queda da produção para cerca de 340 mil barris por dia dentro de 24 anos, com o petróleo a pesar apenas 3% do PIB [1].
Preço sim, volume não
A tese desta análise resume-se numa frase: Angola ganha com o preço, mas não com o volume. A produção depende do ritmo de investimento e do declínio dos campos, não das regras da OPEP. Sair da organização não alterou a trajectória, e os preços altos de 2026 mostram o custo dessa limitação.
Para quem avalia risco no país, isto tem duas consequências. As receitas petrolíferas de 2026 dependem quase só do preço, que tem oscilado entre menos de 75 e mais de 110 USD no mesmo ano. E a capacidade de manter um milhão de barris por dia depende de decisões de investimento que as petrolíferas tomam com anos de antecedência.
Há três indicadores a acompanhar. O primeiro são os resumos mensais da ANPG: a produção fica acima ou abaixo da meta de 1,05 milhões? O segundo são as decisões finais de investimento em novos projectos e o resultado das próximas licitações de blocos. O terceiro é o destino das receitas extraordinárias de 2026: se servem para reduzir dívida ou para aumentar a despesa num ano que antecede o novo ciclo eleitoral, como alertam alguns analistas [7].
Fontes
- Expansão, "País tem de repor até 150 mil barris de petróleo por dia todos os anos", 18 de Fevereiro de 2026 (declarações da ANPG).
- Correio da Manhã Canadá / Lusa, "Produção petrolífera de Angola atinge 1,03 milhões de barris por dia em Dezembro", Janeiro de 2026 (dados ANPG).
- Mercado, "Produção de petróleo em Angola deverá crescer para 1,14 milhão de barris por dia em 2026" (Oxford Economics).
- Público, "Angola abandona a OPEP em desacordo com cortes na produção", 21 de Dezembro de 2023.
- Expansão, "Saída da OPEP não trouxe ganhos de produção ao País ao fim de dois anos".
- Público, "Emirados Árabes Unidos deixam OPEP e lançam incerteza sobre mercado de petróleo", 28 de Abril de 2026.
- Expansão, Fernandes Wanda, "Petróleo em alta: oportunidade ou ilusão para a economia angolana?", 14 de Abril de 2026.
- Novo Jornal, "Petróleo: barril de novo acima de 100 USD com ataques a navios no Estreito de Ormuz em pano de fundo", 22 de Abril de 2026.
- ADVFN, "Excesso global de petróleo pressiona preços após reabertura do Estreito de Ormuz. Brent recua abaixo de US$ 75", Junho de 2026.
- Trading Economics, "Brent", consultado a 1 de Outubro de 2026.
- e-Global, "Angola vai produzir 1,05 milhão de barris de petróleo por dia em 2026" (programação financeira do Tesouro Nacional).
- Rádio Nacional de Angola, "Orçamento Geral de Estado 2026 será suportado em grande parte por receitas do sector não petrolífero", 1 de Novembro de 2025.
Última verificação: 2 de Outubro de 2026. Onde as fontes divergem, isso é indicado no texto e não resolvido artificialmente. A análise reflecte a informação disponível nesta data.

.