
.
A taxa de 10% sobre pagamentos ao exterior
Desde 2024, quase todos os pagamentos de serviços ao estrangeiro pagam uma contribuição especial. Para quem paga, o dólar fica cerca de 10% mais caro. Para o FMI, é uma restrição cambial.
ANÁLISE ANGOLAEXPERT
O problema de fundo: uma taxa sobre o próprio ato de pagar lá fora
Nos episódios anteriores vimos que comprar dólares em Angola exige paciência: há fila, há espera, há um mercado paralelo mais caro. Este episódio trata de outro custo, menos falado, que se paga no momento em que o dinheiro sai do país.
Chama-se Contribuição Especial sobre as Operações Cambiais. Não é um imposto sobre o lucro, nem sobre as vendas. É uma percentagem cobrada sobre o valor que se transfere para o estrangeiro. O banco retém-na automaticamente quando faz a transferência e entrega-a ao Estado [1].

Quem paga e quanto
A taxa é de 10% para empresas e de 2,5% para particulares [1]. Aplica-se a cinco tipos de pagamentos ao estrangeiro [1][2]:
- contratos de prestação de serviços;
- assistência técnica;
- consultoria e gestão;
- operações de capital;
- transferências unilaterais, ou seja, envios de dinheiro sem nada em troca, como o apoio à família ou donativos.
Um exemplo simples. Uma empresa angolana contrata uma consultora em Lisboa por 100 mil dólares. À taxa oficial de 912 kwanzas, a fatura custa-lhe 91,2 milhões de kwanzas. Com a contribuição de 10%, paga mais 9,1 milhões. No total, cerca de 100,3 milhões de kwanzas. Na prática, cada dólar enviado custou-lhe cerca de 1 003 kwanzas.
Para um particular que envia 500 dólares a um filho a estudar fora, sem ser pagamento direto à escola, a contribuição é de 2,5%: cerca de 11 400 kwanzas sobre 456 mil.
Quem não paga
A contribuição tem uma lista de isenções importante [1][3]:
- a importação de mercadorias, incluindo o frete e o seguro documentados;
- a transferência de dividendos e o reembolso de empréstimos, com os juros;
- pagamentos diretos a hospitais e escolas no estrangeiro;
- as companhias aéreas estrangeiras;
- os organismos do Estado;
- os salários de trabalhadores não residentes;
- as empresas de petróleo e de diamantes [4].
Esta lista diz muito. Os setores que trazem mais dólares, o petróleo e os diamantes, estão isentos. Quem paga é sobretudo a economia fora do petróleo que compra serviços ao estrangeiro: bancos, telecomunicações, construtoras, empresas de tecnologia, consultoras, hotéis com contratos de gestão internacional.
Também não paga quem importa mercadorias. O arroz, o frango e as peças, que estiveram no centro dos episódios anteriores, ficam de fora. O peso recai sobre os serviços.
Uma taxa que já existiu, desapareceu e voltou
A contribuição não é nova. Foi criada em 2015, numa altura de forte escassez de dólares, e acabou em 2020 [5]. Voltou no Orçamento de 2024, com um âmbito mais largo do que antes, que passou a incluir as transferências de particulares [5]. O Orçamento de 2025 manteve-a, e o de 2026 também, sem alterações [3].
Não há dados públicos sobre quanto o Estado arrecada com ela. É uma lacuna relevante: sem esse número, não é possível avaliar se o benefício para as contas públicas compensa o custo para as empresas.
Porque é que o FMI a considera uma restrição cambial
Angola é membro do FMI e aceitou um compromisso: não criar barreiras aos pagamentos correntes ao estrangeiro, isto é, pagamentos normais de comércio e serviços. Uma taxa que encarece um pagamento só porque é feito para fora do país é, nesta definição, uma barreira.
Por isso, o FMI classifica a contribuição especial como uma restrição cambial. Na avaliação de 2026, notou que o seu âmbito foi alargado e que agora se aplica à maior parte dos pagamentos e transferências, com poucas exceções. E não recomenda que seja aprovada [6]. Já em 2023, quando a medida foi proposta, o FMI terá ficado surpreendido e viu-a como uma barreira à livre circulação de capitais [7].
Há outra forma de a ver, mais simples. A contribuição funciona como uma desvalorização parcial do kwanza, só para quem paga serviços ao estrangeiro [7]. Na prática, cria um segundo preço do dólar: 912 para quem importa bens, cerca de 1 003 para a empresa que paga serviços, cerca de 935 para o particular que envia dinheiro à família.
Quem acaba por pagar
A empresa que paga a contribuição raramente a absorve sozinha. Os economistas ouvidos pelo Expansão quando a medida foi reintroduzida apontaram três efeitos prováveis [7]:
- preços mais altos, porque as empresas passam o custo aos clientes;
- menos serviços disponíveis, porque alguns prestadores estrangeiros deixam de compensar;
- menos confiança dos investidores, porque a taxa encarece a operação de qualquer empresa com uma casa-mãe ou fornecedores no estrangeiro.
Houve também quem visse um possível benefício a prazo: as empresas podem passar a contratar mais serviços em Angola [7]. Mas isso só acontece se esses serviços existirem no país. Um economista lembrou precisamente que tributar serviços que não existem em Angola prejudica o investimento e a inflação, sem criar alternativas locais [7].
Para os particulares, o risco é outro. Uma taxa de 2,5% sobre o dinheiro enviado à família empurra uma parte dessas transferências para os cambistas informais, as kinguilas, onde não há taxa nem registo [5].
O que isto significa: um segundo preço do dólar, só para serviços
A contribuição especial não trava a importação de mercadorias, nem a saída de dividendos. O seu alvo são os serviços: consultoria, assistência técnica, gestão, tecnologia. Para quem os compra no estrangeiro, o dólar oficial passa a custar cerca de 10% mais.
Para quem investe ou gere uma empresa em Angola, isto tem consequências práticas:
- Os contratos de serviços com o estrangeiro custam 10% mais do que a fatura diz. É preciso incluir a contribuição nos orçamentos e nos preços.
- A estrutura da empresa conta. Uma empresa que recebe assistência técnica da casa-mãe paga a contribuição. Os dividendos, pelo contrário, estão isentos. Isto pode mudar a forma como os grupos internacionais remuneram as filiais angolanas.
- É uma taxa política, que pode mudar todos os anos, porque vive na lei do Orçamento. Até agora tem sido renovada.
O indicador a acompanhar: a lei do Orçamento de cada ano. Se a contribuição for mantida em 2027, num ano de eleições, confirma-se como receita permanente. Se for reduzida ou retirada, é um sinal de que o Governo está a seguir a recomendação do FMI de eliminar as restrições cambiais, provavelmente em conjunto com um ajustamento do câmbio.
Fontes
PLMJ / RVA — Contribuição Especial sobre as Operações Cambiais (nota informativa, 2024).
Expansão — Contribuição especial nas operações cambiais: uma análise das medidas.
EY Angola — Tax Alert especial: Lei do Orçamento Geral do Estado 2026.
Expansão — O explicador fiscal: Contribuição Especial sobre Operações Cambiais no setor diamantífero (setembro 2026).
Expansão — Pequenas transferências também pagam imposto e abrem portas às kinguilas.
Fundo Monetário Internacional — Angola: 2026 Article IV Consultation, Country Report n.º 26/94 (maio 2026).
Expansão — Especialistas alertam que esta barreira à circulação de capitais penaliza investimento estrangeiro.
Banco de Fomento Angola — Relatório de Conjuntura, 3.º trimestre de 2026.
Última verificação: 3 de outubro de 2026. Onde as fontes divergem, a divergência é apresentada no texto e não resolvida artificialmente. As fontes indicam datas de entrada em vigor diferentes (1 de janeiro ou 1 de fevereiro de 2024). Os exemplos de cálculo são ilustrativos e usam a taxa oficial de 912 kwanzas por dólar.

.